segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Contagem de Carboidratos



A Contagem de Carboidratos é uma estratégia nutricional para o controle da glicemia, que permite que o diabético tenha uma dieta mais “flexível”. É baseado em substituições. Usando variáveis como peso e altura, o nutricionista é capaz de estabelecer a quantidade de carboidratos que deve constar na dieta do paciente e ser dividida entre as 6 refeições recomendadas, através deste número, e utilizando um Manual de Contagem de Carboidratos, pode-se substituir alimentos por outros com a mesma quantidade de carboidratos.
Ao adotar o método de contagem de carboidratos é necessário tomar alguns cuidados, pois, apesar de não alterar a glicemia (se substituído de forma correta), alguns alimentos, como doces e frituras, podem não fazer bem ao organismo, se consumidos em excesso. Por isso é necessário relembrar algumas coisas:

- Alimentação saudável: “É aquela capaz de oferecer todos os nutrientes necessários para o corpo humano, promovendo seu crescimento e desenvolvimento, manutenção de tecidos, resistência às doenças, além de saúde e bem-estar.” (Sociedade Brasileira de Diabetes). O Ministério da Saúde recomenda a utilização de 3 porções de frutas e 2 porções de legumes e verduras todos os dias.
O método da contagem de carboidratos é a chave do tratamento do diabetes e deve ser inserida no contexto de uma alimentação saudável para que o resultado seja o melhor possível.

- Índice glicêmico: Os alimentos diferem na sua resposta glicêmica em cada organismo, um alimento considerado de baixo índice glicêmico pode não ser para você. Por isso, é importante a monitorização da glicemia, que vai servir como um guia para identificar as respostas específicas de cada alimento sobre a glicemia. 

Efeitos dos nutrientes na glicemia:

Os macronutrientes são fontes exógenas de produção de glicose, por isso, influencia diretamente na glicemia. Porém, nem todos são absorvidos na sua totalidade, ou na mesma velocidade. Apenas 35-60% das proteínas e 10% dos lipídios são convertidos em glicose em , aproximadamente, 3 e 5 horas, respectivamente. Já os carboidratos são quase totalmente convertidos em glicose em um tempo de 15 minutos a 2 horas, e são os macronutrientes que mais afetam a glicemia, evidenciando que a prioridade deve ser a quantidade total de carboidratos.

O método

O método da contagem de carboidratos consiste em somar os gramas de carboidrato de cada alimento por refeição, de acordo com os rótulos, tabelas e manuais. Sabendo a quantidade de carboidrato da refeição, a pessoa pode escolher quaisquer alimentos, desde que não ultrapasse a quantidade de carboidrato estabelecida. 
É importante lembrar de ter cuidado com as “trocas” e tentar aliá-las ao conceito de alimentação saudável.

Vamos ver agora na prática como é feita a contagem de carboidratos (CHO).1o - Identificar o tamanho da porção. Muitas vezes, no rótulo de um produto, as informações são referentes a apenas uma porção do alimento. É preciso medir a porção que irá consumir e calcular quantos gramas de carboidrato serão ingeridos. Exemplo: 1 xícara média (aproximadamente 38g) de um cereal oferece 33g de carboidrato. Após pesagem verifica-se que a porção que será ingerida tem 50g. O problema é resolvido com uma regra de três simples.

38g ----- 33g CHO
50g ----- X g CHO
X = 43,42g CHO


2o - Conferir se a quantidade de carboidratos está adequada ao plano alimentar feito pelo nutricionista. Caso o diabético faça uso de insulina, deverão ser feitas as devidas correções. A fórmula tradicional é que para cada 15g CHO aplica-se 1 unidade de insulina, mas pode variar de acordo com o paciente, por isso é necessário ter o acompanhamento de um endocrinologista.

Considerações :

- Fibras:  Em alimentos que possuem acima de 5g de fibra por porção, esses devem ser descontados do total de gramas de carboidrato, pois as fibras diminuem a absorção de carboidratos.
Exemplo: em um alimento com 20g CHO e 5g de fibra, contabilizam-se 15g CHO.

- Bebidas alcóolicas:  Na presença do álcool, a gliconeogênese no fígado é inibida, ou seja, o fígado deixa de liberar glicose para a corrente sanguínea, o que aumenta o risco de hipoglicemia. Por isso, não é recomendado beber de estômago vazio. As bebidas alcóolicas possuem carboidratos e, quando há ingestão superior a duas doses, deve-se avaliar a necessidade da aplicação de insulina. É imprescindível a monitoração da glicemia, antes e duas horas após o consumo de álcool.
- Hipoglicemia: Em caso de hipoglicemia (glicemia < 70 mg/dl) o organismo apresenta sintomas como tremores, suor frio, visão turva, fraqueza, tonturas e até desmaio. Neste caso, deve-se ingerir 15g CHO de ação rápida (açucar, mel, balas, refrigerante...). É de extrema importância medir a glicemia 15 minutos após a ingestão. Caso ainda persista a hipoglicemia, o procedimento deverá ser repetido.

A estratégia da contagem de carboidratos, se feita de forma correta, possibilita ao diabético ter muito mais flexibilidade na sua dieta. É importante lembrar que, para o sucesso do tratamento do diabetes, deve-se aliar a contagem à atividade física, acompanhamento médico e medicação adequada.

Por : Isabela Landim

Nenhum comentário:

Postar um comentário